O bunker é uma ideia que ficou conhecida na Guerra Fria, essas instalações abrigam os soldados e mostravam desde lá um alto nível de proteção. As construções daquela época não eram tão complexas, mas já visavam a circulação de oxigênio e reserva de alimentos.
Atualmente é um dos temas que tem tomado grande repercussão nos últimos tempos, mesmo se falando tão pouco em guerra. Para que você fique por dentro de que se trata e como funciona, preparamos um conteúdo completo a respeito desse “abrigo seguro”.
Saiba também o que é um bunker e a média de valores para realizar o projeto e execução deste imóvel.
Se você deseja saber mais sobre o assunto, siga a leitura do nosso artigo!
O que é bunker?
O bunker é conhecido por ser um “abrigo subterrâneo” que ficou conhecido a partir da Guerra Fria. Na época a estrutura era feita de estruturas fortes em concreto abaixo do nível do solo.
Como o uso era feito por soldados, dentro havia camas e alimentos enlatados necessários para o confinamento na guerra. Atualmente esses abrigos são feitos concreto armado ou em chapas de aço além de passarem por blindagem.
Portanto, o bunker é atualmente feito para durar além de gerações futuras e resistir a muitos eventos como assaltos e desastres naturais. Além disso, os projetos podem ser feitos nos mais diversos tamanhos e custos diferentes.
Como funciona um bunker?
O bunker funciona como uma espécie de cômodo ou um determinado espaço reservado abaixo do solo. Esse espaço é construído totalmente fortificado para suportar desastres naturais, ataques e muito mais.
Muitos deles possuem seu sistema de água e energia para assegurar a vida por dias, semanas ou até meses. Durante a construção, o espaço é blindado para aumentar a resistência e proteção para aqueles que irão se abrigar quando necessário.
Ainda nesse espaço é possível que o espaço suporte mais de 10 vezes a pressão atmosférica. No entanto, essa resistência depende fortemente da blindagem, localização e projeto do abrigo.
Como construir um bunker?
Geralmente esses espaços são projetados como construções que misturam aço e cimento, formando paredes rígidas e resistentes de concreto armado. As estruturas da parte metálica exploram a sua resistência sendo moldadas em arco para suportarem ainda mais impactos e forças.
Além disso, existem os bunker enterrados eles podem ser construídos em montanhas mas requer uma atenção maior. Em relação às portas, muitos optam pelo uso de madeiras bem grossas ou aço.
O que é um bunker é apenas um ponto, pois além de pensar como construir, é importante pensar quanto a proteção que pode se dar a esse abrigo. Com isso, conheça quais são os tipos para agregar ao seu projeto!
Quais os níveis de proteção que oferece?
Essa é uma estrutura bem rígida e desenvolvida com um bom projeto de blindagem arquitetônica, como o feito pela Inter Blindados.
Podendo receber níveis de blindagem que protege desde armas de fogo de diversos calibres, produtos químicos e incidentes naturais como furacões, terremotos, etc.
Para conhecer as especificações dos níveis de proteção com mais detalhes, leia este conteúdo, Tipos de blindagem arquitetônica.
As portas dos Bunkers são extremamente fortes recebendo máxima proteção de blindagem. Para projetos de bunkers de resistência nuclear e de armas de guerra no Brasil, é preciso autorizações especiais e deve ser feito somente para as Forças Armadas ou Chefe de Estado.
Existem alguns casos de bunkers que não ficam enterrados, e se parecem mais com um quarto do pânico. Para conhecer este último, também chamado de safe room, leia este conteúdo.
Qual o valor para realizar projeto e construção de bunker?
Construir um bunker requer um bom planejamento e execução de qualidade e experiência, como a Inter Blindados que possuem um vasto portfólio de projetos e execução feito por equipe especializada.
Com isso, é importante ressaltar que os valores de projeto e execução podem sofrer grandes variações desde a complexidade e o nível de proteção. Isso acontece pois é possível construir mansões incríveis ou uma kitinete para suportar tais eventos em grupo, com alimento e fornecimento de água.
Alguns bunkers já possuem internet, piscina e climatização além do sistema de purificação do ar. Estes detalhes fazem o valor da execução do projeto variar em média, entre 30 mil a 500 milhões conforme o tipo e a localização do abrigo.
Onde realizar o projeto e blindagem
A Inter Blindados é referência nos mais diversos projetos de blindagem, e atua há mais de 20 anos no mercado. A empresa se destaca como líder atendendo atualmente os 26 estados do Brasil e o DF.
Além de possuir um parâmetro de segurança em todos os seus projetos, a segurança vem em primeiro lugar. Com isso, a entrega de qualquer demanda é feita com garantia do trabalho e selos de garantia dos Ministério de Defesa do Exército Brasileiro e ABNT.
Esse detalhe faz com que a Inter Blindados se destaque por entregar produtos de altíssima qualidade e pontualidade. Por isso, é a melhor opção para o seu projeto de blindagem para bunker, por mais complexa que seja a sua demanda.
Entre em contato e receba o seu orçamento com o melhor custo benefício do mercado.
Gostou do conteúdo? Veja também: