A Blindagem de obra de arte é muito importante pois, em transferência de uma obra para exposição,quem nunca sofreu com falhas humanas ou até mesmo vandalismo e tentativas de assalto envolvendo armas de fogo?
Sim, o mercado de obras de arte é muito visado e ao mesmo tempo um campo onde o risco de danificar uma obra original é muito grande e envolve muita responsabilidade. E para esclarecer as razões pelas quais devemos blindar as obras de arte é o propósito deste artigo.
Aproveite a leitura!
Blindagem em obras de arte
O procedimento de blindagem em obras de arte é o processo de blindagem arquitetônica, que é aquele que utiliza materiais diferentes que tornam o vidro da obra uma peça mais resistente.
Além das proteções termoacústicas que podem ser aplicadas no mesmo procedimento, conferindo a obra proteção de balas de armas de fogo, e podendo variar os níveis de proteção aplicados na peça que recebe a blindagem arquitetônica.
Mediante ao crescimento do vandalismo e criminalidade, com uso de armas de fogo é de suma importância o investimento na Blindagem arquitetônica, protegendo não somente os objetos valiosos como também a história, e toda a bagagem cultural que cada obra carrega em si.
Assim, como os veículos de transporte podem ser blindados, as obras também podem e devem ser blindadas, de igual modo as paredes, portas e janelas de residências, museus, centro de arte, galerias, joalherias e espaços onde serão realizados leilões e exposição de obras de arte.
Conheça nosso conteúdo sobre os tipos de blindagem arquitetônico.O procedimento é garantido pelos órgãos fiscalizadores como a ABNT e o selo do certificado Ministério da Defesa do Exército Brasileiro.
Podendo aplicar blindagem níveis I, II, II A, III, III A ou IV nas paredes de alvenarias, ou ainda aplicar a blindagem nas obras de arte com vidros blindados, vidros com proteção acústicas, vidros com proteção anti-invasão; vidros com proteção acústico anti invasão dentre outros.
Quer saber como proteger suas obras de arte e com o melhor custo benefício, deixe aqui seus dados.
4 razões para realizar a blindagem de obra de arte
Percebe-se a importância de cada obra ao estudar e mergulhar na origem da obra e do artista, compreendendo o contexto histórico, geográfico e social de cada artista. E levando em consideração que cada obra tem uma identidade e um marco diante do próprio significado de arte, é necessário preservar as mesmas ao máximo.
Abaixo serão citadas, quatro razões além das citadas anteriormente sobre a necessidade de blindagem das obras de arte.
1º Razão para Blindagem de obra de arte- Identidade Singular
Cada obra de arte possui uma Identidade artística singular, que carrega a singularidade de cada artista, a escola que este representa e o período que este ilustra.
Apesar de todas as obras possuírem seguro, nunca mais serão feitas novamente por estes ícones que um dia a criaram.
São tesouros que contém pinceladas únicas, técnicas avançadas e desenvolvidas para o período.
Questões que tornaram o artista distinto e pioneiro em técnicas e concepção de expressão de arte, que foram icônicas e mudaram todos os conceitos de arte como as obras de Pablo Picasso, Piet Mondrian ou ainda Vincent Van Gogh.
Com características singulares de identidade, a blindagem se justifica como necessária para proteção diante de seu valor.
2º Razão para Blindagem de obras de arte: Transporte
Várias obras que são expostas são transferidas de um país a outro, sendo realocados acervos de arte incalculáveis em conteúdo histórico, patrimonial, cultural e financeiro.
Sendo necessário, seguro e planejamento programado com muita antecedência e zelo por cada etapa do processo.
E podendo ocorrer falhas humanas no transporte aéreo ou terrestre, o que demonstra a grande necessidade do processo de blindagem arquitetônica das obras.
Evitando arranhões e danificação por meio do transporte e mudanças climáticas de cada ambiente, resguardando a integridade das mesmas com proteção acústica anti invasão.
3º Razão para Blindagem de obras de arte: Planejamento
Muitas exposições são realizadas em países longe do seu local de origem, envolvendo questões e acordos diplomáticos.
E para conseguir e manter as conexões que permitem essas transferências é preciso resguardar o espaço que será exposto, ampliando a segurança, inclusive com blindagem de paredes.
Como é o caso, da obra Mona Lisa de Leonardo da Vinci de 1503, que atualmente não sai mais do Museu do Louvre por ser responsável por 80% das visitas deste espaço. Mas, atualmente é protegida com blindagem de vidros assegurando a integridade da obra, pois, já recebeu pedradas e até banho de ácido.
Além dos materiais que envolvem a obra, como por exemplo o museu MASP (Museu de Arte de São Paulo), em São Paulo, que possui um acervo com mais de 11 mil obras de arte brasileiras, européias e de diversas nacionalidades.
As programações são realizadas por um período médio de 5 a 10 anos de antecedência, antes da mostra. E desenvolver um planejamento perfeito de agendas, transportes e programação precisam ser acompanhados com máxima proteção das obras e dos locais a receber as mesmas.
4º Razão para Blindagem de obra de arte: História da Humanidade
A história da humanidade, em cada um dos períodos, é contada através das obras de seu tempo. Expondo a visão de mundo, as crenças, anseios e modo de vida de cada sociedade.
Cada obra reflete os elementos artísticos que podem ser individual ou coletivo de um povo e que contam todo o desenvolvimento dos povos.
Como as pinturas rupestres que mostram o período primitivo, e outras obras que revelam a Era das Trevas, o Renascimento e o Modernismo que contam o processo que trouxe a humanidade aos dias atuais.
E este processo é o que traz reflexão, conhecimento e base histórica da humanidade, que precisa ser resguardado e o processo de blindagem é perfeito para esta proteção.
Como contratar o serviço
A Inter Blindados fornece todo o trabalho de consultoria, criação e execução de Projetos de blindagem arquitetônica ofertando cobertura nacional.
Uma empresa com experiência de mercado e conceito, carregando satisfação de cada cliente e o selo de garantia de aprovação da ABNT e do Ministério de Defesa do Exército Brasileiro.
Gostou do conteúdo? Salve e compartilhe.